Apub na Escuta nos campi da UFOB

Data

Nos dias 23 e 24 de novembro, a presidenta da Apub, professora Marta Lícia Teles e o advogado Pedro Ferreira, da assessoria jurídica do sindicato, estiveram nos campi de Barreiras e de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia. O professor Leonardo Santa Inês, membro do Conselho de Representantes da Apub pela UFOB, organizou e também acompanhou as atividades.

Barreiras – A atividade na quinta-feira (23) teve início com a apresentação da pauta nacional do movimento docente, discutindo PEC 32 (Reforma Administrativa), mesa de negociação permanente e campanha salarial 2024, equiparação de benefícios entre as categorias de servidores federais e carreira. A presidenta do sindicato falou sobre a necessidade de mobilização das professoras e professores, e destacou os plantões em Brasília, realizados juntamente com o PROIFES-Federação. Após isso, foi momento de se debruçar sobre as pautas locais, com ênfase nas questões de progressão e promoção funcional – como desburocratizar e simplificar os processos, demandando um diálogo da entidade com a reitoria da UFOB. Também foi levantada o tema da insalubridade, em especial a parte de avaliação da perícia. Ficou ainda pendente o debate sobre as professoras mães, que envolve auxílio creche e outras demandas relativas.

Santa Maria da Vitória – Na sexta-feira (24) pela manhã, a professora Marta Lícia trouxe novamente as pautas e articulações do movimento docente nacionalmente e, em seguida, aconteceu a escuta das/os docentes do campus. As/os docentes apresentaram uma pauta de reivindicações – elaborada em assembleia realizada anteriormente por eles – relativas às condições de trabalho no campus, que passam pela dificuldade de captação de estudantes, transporte e auxílio, infraestrutura, fixação de docentes na região, questões que remetem, em geral. ao processo de interiorização das Universidades Federais e os desafios para conquistar melhorias nesse sentido.

À tarde, aconteceu audiência com a reitoria da UFOB, com presença da Comissão de Aceleração e Progressão. Na ocasião, a Apub levou as questões elencadas nas escutas aos docentes.