O livro Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais, primeiro lugar na categoria Ciências Exatas, proporcionou prêmio a mais dois professores das Ifes filiadas à Apub. Olival Freire Júnior (Instituto de Física da UFBA), organizador da obra, juntamente a Osvaldo Pessoa Júnior e Joan Lisa Bromberg, e Paulo Vicente (IFBA-Simões Filho), que escreveu o capítulo O itinerário científico de Louis de Broglie em busca de uma interpretação causal para a Mecânica Ondulatória.
A professora Flávia Rosa, diretora da Edufba, também está entre os ganhadores. O livro Impresso no Brasil, para o qual contribuiu com dois textos, ficou em primeiro lugar na categoria Comunicação. A obra é da Editora Unesp e Fundação Biblioteca Nacional e foi organizado por Anibal Bragança e Márcia Abreu.
Outro professor entre os 10 melhores, na categoria Educação, é Cláudio Reynaldo, do IFBA-Salvador, que contribuiu com o capítulo Interdisciplinaridade para o livro Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação, organizado por Arlindo Philippi Júnior e Antônio Silva Neto, que ficou em segundo lugar.
Classificado em quarto lugar na primeira fase, o livro do professor João Augusto de Lima Rocha, Termodinâmica da Fratura: uma nova abordagem do problema da fratura nos sólidos, ficou entre os 10 melhores inscritos na categoria Tecnologia e Informática do 53º Prêmio Jabuti. A obra foi lançada em agosto do ano passado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA).
A Apub parabeniza os professores e a professora pelo êxito. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro na Sala São Paulo.