APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB participa do I Encontro de Cultura e Arte da UFBA 

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (26/01), o I Encontro de Cultura e Arte da UFBA, realizado no Salão Nobre da Reitoria. O objetivo da atividade foi iniciar a construção do Coletivo de Cultura e Arte da UFBA e abre um caminho para debater, junto à comunidade acadêmica, os passos para o diagnóstico e o plano de cultura e arte da Universidade através de um processo colaborativo que vai acontecer ao longo do ano, antes da formalização do Plano Universitário de Cultura.

Participaram da reunião artistas e pesquisadores envolvidos com a temática na Universidade que, ao lado do reitor Paulo Miguez, do vice- reitor Penildon Silva, do professor Albino Rubim, ex secretário de cultura do Estado da Bahia, e do pró-reitor de Extensão e compositor Guilherme Bertissolo, dialogaram sobre o cenário político atual, o renascimento e o papel da cultura, além de ouvir a plenária para formulação  de propostas nos próximos meses. 

Em sua fala, Miguez abordou a importância da retomada da temática na UFBA e anunciou um grande Seminário Nacional sobre Cultura e Universidade previsto para acontecer no mês de junho deste ano. 

Durante o encontro, houve também a apresentação do mapeamento cultural e lançamento do livro “Esboço para uma História Cultural da UFBA”, de autoria de Albino Rubim. A publicação servirá de instrumento para uma visão completa das diversas áreas da cultura desenvolvidas pela Universidade.

A proposta do mapeamento cultural, produzido em 2019, é analisar toda a criação cultural da UFBA e servirá também de subsídios para a universidade desenvolver um Plano de Cultura e Arte. 

A APUB Sindicato foi representada pelo Diretor de Comunicação e Cultura, Jailson Alves. Durante a sua participação, o dirigente reforçou a importância da construção do coletivo e anunciou algumas diretrizes traçadas pela comunicação da entidade, com foco no processo de redemocratização da comunicação e cultura. “Sei que a gente acredita, sobretudo, que a cultura e a democracia andam juntas. Por isso estamos aqui! A nova direção da APUB está fazendo agora uma parte da recuperação da nossa memória sindical e vai falar um pouco disso a partir do lançamento do filme “Cinquenta e Quatro Anos de Luta Sindical”. Relançaremos também a revista APUB, com ensaios de docentes sobre os mais diversos temas que se relacionam com nossas atividades acadêmicas, além de outras ações que o Sindicato deve promover ao longo da nossa gestão. O nosso objetivo é recuperar o processo de redemocratização no país”, afirmou .

A II reunião do Coletivo já tem data marcada: será no dia 17 de março, às 14h, no Salão Nobre da Reitoria, dentro da programação do Congresso UFBA.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp