APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participou da Conferência Estadual de Educação e elegeu delegadas para Nacional

Nos dias 04 e 05 de dezembro, aconteceu a Conferência Estadual de Educação da Bahia – 2023, realizada pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), em Salvador. O tema da edição extraordinária da COEED foi “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade”. 

“A defesa da educação da classe trabalhadora será feita na Conferência Nacional de Educação, assim como o fizemos na etapa estadual. É fundamental que, no Plano Nacional de Educação, seja assegurado o direito à educação pública de qualidade, socialmente referenciada e fincada na valorização do profissional de educação”, pontua a presidenta da Apub, Marta Lícia Teles, que participou do evento e mediou o colóquio com o tema “Formação de professores e valorização do trabalho docente”, tendo sido eleita delegada para a etapa nacional.

O colóquio mediado pela presidenta da Apub contou também com participação do professor Roberto Sidnei, diretor da Faculdade de Educação da UFBA e professor Weslen Moreira, diretor da APLB Sindicato. Marta Lícia também integra a diretoria plena da CUT-BA. “É motivo de muito orgulho representar a CUT-BA nesse importante espaço de participação nacional”.

Também estiveram no evento, Andréa Beatriz Hack, docente do Instituto de Letras da UFBA e representante da Apub no FEE-BA; Eliane Gonçalves, do campus dos Malês/UNILAB; e as professoras da FACED/UFBA: Raquel Nery, Marize Carvalho, Gilvanice Musial, Celi Taffarel, Uilma Amazonas, Maria Elizabeth Silva e Maria Couto – sendo as quatro últimas aposentadas e atuantes permanentes na defesa da educação pública.

Em plenária deliberativa, foram eleitas/os delegadas/os – entre elas, Marta Lícia, Eliane Gonçalves e Andréa Hack, que representarão a categoria docente de ensino superior na Conferência Nacional Extraordinária da Educação, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro, em Brasília.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp