APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub se reuniu com Grupo de Mães Docentes da UFOB

Na quarta-feira, 06, a Apub – representada pela presidenta Marta Lícia Teles e a assessora política Elen Rebeca Silva – se reuniu com o Grupo de Mães Docentes da UFOB para conversar sobre pautas específicas desse coletivo, relacionadas a condições de trabalho, direitos e o exercício da maternidade. A reunião com o sindicato foi solicitada pelo grupo, durante a visita da Apub na UFOB, nos dias 23 e 24 de novembro. 

Cerca de 30 professoras apresentaram ao sindicato um documento com reivindicações para médio e longo prazo, direcionado aos Centros e à Pró-reitoria de Ações Afirmativas da Universidade, o qual serviu como ponto de partida da discussão. Elas falaram sobre as demandas mais urgentes, explicando o cenário da instituição relacionado a essas questões, tratando-se de uma Universidade nova e multicampi. Também apontaram que pretendem expandir a luta entre as/os docentes e também com estudantes e servidoras/es técnico-administrativas/os. 

A Apub trouxe sugestões sobre os passos para lutar pela implementação de políticas dentro da instituição, ressaltou a importância do fortalecimento do Conselho de Representantes para e falou sobre experiências de outras universidades no que diz respeito a essas demandas. Na oportunidade, a professora Marta Lícia destacou a necessidade de atuar no sentido do convencimento dos colegas e da administração central sobre o sentido dessa luta, como direito e não privilégio, e trazer também os professores, principalmente os pais, buscando discutir a divisão sexual do trabalho de cuidados e domésticos, a responsabilização da sociedade com a infância, machismo e outros temas transversais.

Na ocasião, iniciou-se também um mapeamento das instâncias da UFOB que podem ser acionadas para dar início às mobilizações – a exemplo de pró-reitorias, representações dos Conselhos, Câmaras e Núcleos da UFOB.

Como encaminhamento, o grupo ficou de se reunir com os representantes da Apub na UFOB para articular as ações locais e a sindicalização das professoras para fortalecer a atuação sindical nas diversas frentes de luta em favor da categoria.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp