APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participou de semana de mobilização em Brasília

Até quinta (28/09), membros da diretoria da Apub cumpriram agenda de articulação política em Brasília. Estiveram presentes Bárbara Coelho, diretora administrativa da Apub e participante do GT de Ciência e Tecnologia do PROIFES; Fernanda Almeida, diretora financeira da Apub e integrante do Conselho Deliberativo do PROIFES; e Jailson Alves, diretor de Comunicação e Cultura da Apub e de assuntos jurídicos do PROIFES. O PROIFES-Federação estava representado pelo professor Jairo Bolter, membro do conselho deliberativo da entidade e presidente da ADUFRGS.


Na terça (26), eles participaram de audiência no Palácio do Planalto e do lançamento da Estratégia Nacional da Escolas Conectadas. Também articularam com os deputados Jorge Solla e Joseildo Ramos, entregando pautas de reivindicações pelo arquivamento da PEC 32 e pela valorização dos servidores públicos federais.


No dia 27/09, foi a vez de participar do debate na Comissão de Educação no Senado Federal, que debateu a importância de programas de assistência estudantil na educação superior. Na ocasião, Jairo Bolter ressaltou que a falta de assistência não só afeta a atividade docente no dia a dia, como é um dos fatores que levam à evasão nas universidades e institutos federais: “Precisamos aumentar os investimentos na educação e, além disso, encontrar alternativas para que os estudantes permaneçam nas salas de aula. A assistência estudantil é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas e está atrelada ao orçamento da educação”, avaliou.

O professor Jailson Alves participou da audiência pública na Câmara dos Deputados sobre Educação Climática na quinta (28), onde fez uma fala sobre a necessidade de amadurecer a forma como o assunto é tratado nas escolas: “O realismo ingênuo, a ludicidade ingênua e o catastrofismo têm que ser superados nesse processo de educação ambiental desde a primeira infância”, opinou.


E a mobilização continua na próxima semana, entre os dias 02 e 07 de outubro acontece a Semana de Mobilização dos Servidores Públicos

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp