Assembleia da Apub define agenda e estado de mobilização permanente

Data

Na tarde de hoje, 29, a Apub realizou uma assembleia para discutir a mobilização, na próxima semana, em defesa do serviço público e pela valorização dos/as servidores/as federais. Na ocasião, foram discutidas duas pautas principais: a luta contra a PEC 32 da Reforma Administrativa e a campanha salarial de servidores para 2024.

Nacionalmente, entidades representativas de diversas categorias estarão em Brasília para realizar ações de denúncia e pressão sobre parlamentares para impedir a votação da PEC 32, que impactaria frontalmente na qualidade e oferta dos serviços públicos.

A proposta de reforma administrativa veio na esteira das políticas de desmonte do Serviço público durante o governo anterior e o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, tenta retomar a pauta no Congresso. Dentre as ameaças da PEC 32, está a possibilidade de ampliação da terceirização, incluindo as atividades-fim da administração pública; o fim da estabilidade dos servidores públicos; e a privatização de serviços, o que implicaria na perda de direitos para a população.

Localmente, os sindicatos estão com uma agenda de atividades da campanha salarial 2024, voltada para a ampliação da margem de negociação com o governo federal, que anunciou um índice de apenas 1% de reajuste, o que não recompõe sequer as perdas inflacionárias do último ano. Estima-se que as perdas salariais dos últimos 6 anos perfazem um índice de 40%.

Além disso, a Apub realizará uma mobilização digital para participação de docentes de todas as IFES baianas, em que elas/es possam manifestar quais questões ligadas às condições de trabalho são mais urgentes em suas unidades, campi ou instituições, no sentido da valorização do trabalho e da carreira docente.

A assembleia definiu também o estado de mobilização permanente até o final do ano.

Confira a agenda de mobilização da próxima semana:

02/10, 9h – Audiência com a Reitoria da UFBA sobre condições de trabalho docente;
03/10, 10h – Ato da Assufba e Apub em frente à Reitoria da UFBA em defesa do Serviço público, por reajuste salarial de servidores públicos e contra a PEC 32;
03/10, 17h – Live da Apub e Assufba com a deputada federal Alice Portugal (Frente Parlamentar Mista em defesa do Serviço Público) e a economista Ana Georgina Dias (Dieese).

Acompanhe nossas redes sociais com as chamadas para as ações e contribua com a mobilização compartilhando os conteúdos:

Instagram: @apubsindicato

Facebook: @apubsindicato