Na quinta-feira, 23 de maio, a Apub realizou uma Assembleia no IFBA, campus do Barbalho em Salvador para discutir e avaliar a proposta do governo apresentada nas mesas de negociação do dia 13 e 15 de maio; e uma consulta pública aos docentes sobre a greve da categoria.
A condução da Assembleia foi da diretora Fernanda Almeida e do professor Pablo Florentino, membro do Conselho de Representantes.
Na discussão do primeiro ponto, foram levantadas questões sociais, econômicas e políticas, e a diretoria detalhou aos participantes, filiados e não filiados, a proposta. A assembleia aprovou a aceitação da proposta salarial do governo e a assinatura do acordo pela PROIFES-Federação.
No segundo ponto, o qual foi demandado por docentes do Instituto, discutiu-se a necessidade de ampliar a participação da categoria a partir de diferentes formas, democratizando também essa participação e as decisões coletivas. Ao final, foi aprovada uma consulta eletrônica à categoria docente do IFBA (campus Salvador ) sobre a greve, no intuito de entender qual é o posicionamento das professoras e professores da instituição.
Confira o vídeo do professor Pablo Florentino sobre a Assembleia: