APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Assembleia elege delegação da Apub para PLENCUT

Na tarde de ontem (14), a Apub realizou uma Assembleia Geral para eleger delegadas/os da 12ª Plenária Estadual da CUT-BA, prevista para os dias 26 e 27 de agosto, e da 16ª Plenária Nacional da Central, de 21 a 24 de outubro. A vice-presidenta Ana Lúcia Góes e a diretora Luciene Fernandes apresentaram uma síntese do texto base da Direção Executiva Nacional da CUT e as datas e prazos dos encontros regionais e nacionais. Ainda, retomaram o histórico de lutas da CUT ao longo desses anos, expuseram uma análise de conjuntura do momento atual e os desafios a serem enfrentados pelas organizações e apontaram ainda a estratégia da CUT no cenário internacional. Por fim, apresentaram os quatro eixos de atuação da CUT, dialogando com as formas de contribuição da Apub Sindicato para essa construção: Eixo 1 – A defesa da vida: parar as mortes e superar a pandemia; Eixo 2 – A atualidade da defesa de direitos, democracia e soberania; Eixo 3 – A necessária construção das alternativas da classe trabalhadora; e Eixo 4 – O desafio da atualização do projeto organizativo da CUT.  Confira aqui a apresentação. 

Após a explanação, foram eleitas/os onze docentes como titulares: Clarisse Paradis (Unilab), Ana Lúcia Goes (vice-presidenta da Apub), Andrea Hack (diretora administrativa da Apub), Fernanda Almeida (diretora financeira da Apub), Nair Casagrande (Faced/UFBA), Raquel Nery (Faced/UFBA), Cristiane Landulfo (IL/UFBA), Marta Lícia de Jesus (Faced/UFBA), Jailson Alves (IQ/UFBA), Aurélio Lacerda (aposentado), Márcio André dos Santos (Unilab). Além desses, são também delegadas estaduais as professoras Luciene Fernandes (diretora de comunicação da Apub) e Celi Taffarel (Faced/UFBA), e Marize Carvalho (Faced/UFBA) na nacional, por serem membros da diretoria da CUT-BA e Brasil representando o sindicato.

Como suplentes, foram eleitas/os: Claudia Miranda (Faced/UFBA), Simone Assumpção (IL/UFBA), Ana Katia Alves (Faced/UFBA), Emanuel Lins (presidente da Apub), Joviniano Neto (diretor social e de aposentados da Apub), Vivian Carla Honorato (IMS/UFBA), Izaura Cruz (Faced/UFBA), Alvanita Almeida (IL/UFBA), Ubiratan Félix (IFBA-Salvador), Cristovão Brito (IGEO/UFBA) e Leopoldina Menezes (IME/UFBA). A Apub irá pleitear a participação dos suplentes como observadores de todas as atividades referentes à PLENCUT com o objetivo de garantir a construção coletiva da representação da Apub.

Ainda como encaminhamento da AG, definiu-se pela realização e participação da delegação, nos dias 19 e 20 de julho, do Seminário do Macro Setor da Indústria e Serviço Público, o qual o sindicato está organizando junto à Central.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp