A aula no dia 18 de outubro de 2022, foi fora da sala de aula. Aconteceu nas ruas da capital baiana e contou com a participação dos docentes mobilizados pela APUB Sindicato.
Quem passava pelo centro da cidade foi surpreendido com uma extensa manifestação, composta por apresentações culturais, batucadas, oficinas, discursos e protestos para celebrar o dia em que estudantes baianos se integraram a milhares de estudantes em todo o território nacional e promoveram o Dia Nacional de Lutas contra o Confisco das Verbas da Educação.
A manifestação em Salvador foi organizada pelo Diretório Central dos/das Estudantes – DCE da Universidade Federal da Bahia e contou com o apoio da direção do sindicato que, juntos, percorreram as ruas do Centro da Cidade (do Campo Grande à Praça Castro Alves), para denunciar os ataques à educação, às instituições federais de ensino superior (IFES), e defender uma educação pública e de qualidade.
De acordo com os estudantes, a manifestação é uma reação ao decreto do Governo Bolsonaro que sequestrou o dinheiro da universidade pública. “Fizemos uma grande paralisação estudantil e construímos uma aula pública. A aula foi nas ruas contra os cortes e pela recomposição do orçamento das universidades para conseguirmos terminar o ano letivo de 2022 com as contas básicas em dia. Saímos armados com um livro na mão e profundo desejo de mudanças. Foi um dia para dialogar com o povo e denunciar o desmonte da educação à sociedade. Não vamos permitir nenhum centavo a menos para educação”, afirmou Arlindo Pereira, Coordenador Geral do DCE da UFBA.