APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Autonomia Universitária: PROIFES entrega à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados anteprojeto de Lei que trata do fim da lista tríplice

Na tarde desta quarta-feira (05) o PROIFES-Federação se reuniu com a assessoria do relator do projeto de lei que trata da autonomia universitária, Patrus Ananias. Na oportunidade, o PROIFES entregou o anteprojeto de lei feito pela entidade que defende, entre outros pontos, o fim da lista tríplice na escolha dos reitores das universidades federais.

O encontro foi articulado pela deputada federal e segunda secretária da mesa diretora da Câmara, Maria do Rosário (PT-RS) e contou com a participação do diretor tesoureiro do PROIFES, Flávio Silva, do diretor de assuntos Jurídicos, Jailson Santos e dos membros do conselho deliberativo, Jairo Bolter e Geovana Reis.

A assessoria do relator do projeto na Comissão de Educação da Câmara dos deputados recebeu o anteprojeto do PROIFES e se comprometeu a analisar o documento. Como encaminhamento da reunião, o PROIFES em conjunto com Patrus e a deputada Maria do Rosário irão realizar uma atividade on-line com dirigentes sindicais e docentes do magistério superior integrantes da base da Federação, com o objetivo de debater os pontos de destaque do anteprojeto de lei em defesa da autonomia universitária.

“O PROIFES defende o fim da lista tríplice na escolha dos reitores das universidades federais, o processo de escolha de reitores e reitoras precisa iniciar e ser concluído dentro das instituições de ensino. O anteprojeto apresentado tem como propósito ser uma determinação legal de como deve ser entendida a autonomia universitária, acreditamos que o documento servirá de base para o debate sobre o tema dentro da Comissão de Educação”, afirmou o membro do conselho deliberativo, Jairo Bolter.

Confira o texto do anteprojeto:

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp