Café com  Apub especial debate a história e os desafios da organização docente

Data

Na última terça-feira (06), a Apub Sindicato realizou uma edição especial de aniversário do “Café com Apub”. O evento online, transmitido ao vivo pelo canal da Apub no YouTube, teve a mediação do professor e diretor da Apub, Jailson Alves, e como convidados os professores e ex-presidentes da Apub Sindicato, Emanuel Lins e Claudia Miranda em debate enriquecedor sobre a trajetória e os desafios da organização docente. A discussão enfatizou o contexto histórico do movimento sindical dos professores e professoras e nas perspectivas para o futuro da categoria.

O encontro contou com a participação ativa dos espectadores, que puderam interagir e enriquecer a discussão com perguntas e comentários. A professora Claudia Miranda destacou em sua fala as contradições do Andes Sindicato Nacional e os posicionamentos que prejudicaram a luta docente ao longo dos anos. Ela também reforçou a necessidade da participação dos docentes na Assembleia do dia 16 de agosto e da Apub continuar filiada ao Proifes-Federação. “A questão da representatividade é quando a gente dá condições para que os professores se posicionem. É isso que vamos fazer no dia 16 de agosto. A Apub está de parabéns por convocar a Assembleia para que a categoria, professores ativos e aposentados, possam decidir o futuro da sua entidade sindical”, disse.

Já o professor Emanuel Lins destacou que a estrutura do Proifes é mais compatível com a diversidade do movimento docente em comparação ao modelo adotado pelo Andes. “O formato do Andes é incompatível com a pluralidade de opiniões. É necessário ter um modelo que viabilize a presença de todas as opiniões. Outro problema é o fato de ter muitas carreiras dentro de uma entidade só. Você perde a capacidade de negociar e de apresentar propostas.”, ressaltou Lins.

A edição de aniversário do Café com Apub reafirmou o compromisso contínuo da Apub Sindicato com a luta pelos direitos dos docentes e a qualidade da educação durantes os seus 56 anos de existência, ressaltando a posição de ser um sindicato de base e atento às demandas dos professores e professoras em âmbito local.