As Instituições Federais de Ensino (IFES), são responsáveis por diminuir a desigualdade social e educacional no Brasil.
Dos alunos matriculados nas universidades federais, 70% têm origem em famílias com renda média de até 1,5 salário mínimo. Isso significa que mais de 2 em cada 3 alunos de universidades são das classes D e E. Se consideradas apenas as regiões Norte e Nordeste, esse percentual atinge 81% e 78%. Com a universidade pública a população mais pobre tem mais acesso ao Ensino Superior.
Os dados são da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Universidades Federais, realizada pela Andifes.
Campanha PROIFES
A Campanha do PROIFES em Defesa das IFES divulgará um peça audiovisual por semana, além de informações e matérias correlatas, e também se soma aos esforços e ações de outras entidades na defesa de uma educação inclusiva e gratuita.
Ciência nas IFES
O primeiro vídeo destaca a concentração da produção de pesquisa científica brasileira nas IFES.
Dez melhores Universidades do Brasil
O segundo vídeo mostra que das dez melhores universidades brasileiras em 2017, segundo o Índice Geral de Cursos do Inep/MEC, são públicas, e destas oito são IFES.
Igualdade racial
O terceiro vídeo aponta a redução da desigualdade racial no acesso ao ensino superior no Brasil.
Acompanhe esta e outras ações do PROIFES em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade no site www.proifes.org.br e nas redes sociais da federação:
Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal/
Youtube: youtube.com/proifesfederacao
Fonte: PROIFES-FEDERAÇÃO