Campus dos Malês da Unilab completa 9 anos e recebe homenagem na ALBA

Data

Na manhã de hoje, 05 de maio, foi realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia, em comemoração aos 9 anos do campus dos Malês da UNILAB, em São Francisco do Conde. O proponente da homenagem foi o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), importante apoiador desde o início da implantação do campus.

Estiveram presentes muitos estudantes, docentes, técnicos-administrativos e a vice-reitora da Universidade, Claudia Ramos; a Apub esteve representada pela presidenta Marta Lícia Teles; parlamentares, como a deputada estadual Olivia Santana, presidenta da Comissão de Educação da ALBA e o vereador de São Francisco do Conde e professor licenciado do campus, Marivaldo do Amaral; autoridades, como a Secretária de Educação do governo do estado, Adélia Pinheiro e a Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; além de docentes de outras instituições como IFBA e UFBA, e apoiadores do campus.

Durante toda a sessão, foi ressaltada a importância do campus dos Malês como uma das vias de reparação do Brasil em relação aos povos africanos e afro-brasileiros, de ressignificação do legado e da história africana no país e, principalmente, na consolidação de um projeto de educação antirracista e decolonial. Além disso, foi demarcado o papel da interiorização das Universidades para a democratização da educação, o qual o campus dos Malês cumpre e tem grande potencial de expandir para a população do município e do entorno.

Ainda, os presentes apontaram que os últimos 6 anos foram desafiadores para a continuidade do campus, diante da trágica política de desinvestimento no ensino superior. E apesar dos grandes problemas em infraestrutura e condições de trabalho, o Malês exibe ótimos indicadores acadêmicos e muitos projetos de continuidade e expansão, apostando nesse novo momento político no Brasil.