Chapa 1 – Apub que Abraça vence eleições da APUB com 948 votos

Data

Com votação recorde, que mobilizou mais de 60% dos filiados e filiadas, as eleições de Diretoria e Conselho Fiscal e Conselho de Representantes da Apub para o biênio 2024-2026 terminaram nesta quinta-feira (05/12). Foram três dias de votação, concluídos com a eleição da Chapa 01 – APUB que Abraça, que tem como presidenta Raquel Nery (FACED UFBA) e vice, Bárbara Coelho (ICI UFBA). Atualmente, são 2.707 docentes na base do Sindicato e o pleito teve 1.698 votos válidos, apurados até a madrugada de hoje (06/12)

Para Diretoria e Conselho Fiscal, foram 948 votos para a Chapa 1 – Apub que Abraça e 727 votos para a Chapa 2 – Apub da Gente, além de 10 brancos e 13 nulos. Para o Conselho de Representantes, a votação ficou assim distribuída: na UFBA-Salvador, foram 805 votos para a Chapa 1 – Apub que Abraça e 678 votos para a Chapa 2 – Apub da Gente; 7 brancos e 10 nulos; na Unilab-Malês, foram 40 votos para Chapa 1 e 20 votos para Chapa 2. Nos outros locais, somente concorreu a Chapa 1, que recebeu 45 votos no IFBA, 1 em branco e 4 nulos, 17 na UFOB e 1 nulo; na UFRB, 30 votos na chapa, 1 branco e 5 nulos; em Camaçari, 9 votos na chapa; e no IMS – CAT (UFBA Vitória da Conquista), 21 votos na Chapa 1.

Ana Lúcia Goes, presidente da Comissão Eleitoral, destacou o caráter democrático da eleição e da apuração dos votos, que envolveram ambas as Chapas nos processos de decisão. “Acredito que esse final fechou o processo com chave de ouro. A Chapa eleita venceu com uma margem pequena, o que significa dizer que terá muito trabalho pela frente, mas é também a certeza e a garantia de um processo inequivocamente valoroso e vitorioso, que tem vida longa pela frente”, afirmou.

Além dos representantes de cada Chapa, que acompanharam a apuração em sala reservada, juntamente com a Comissão Eleitoral e a Assessoria Jurídica, também estiveram presentes na sede dirigentes da CUT Bahia, Cristina Brito, Lucila Correa e Valtemir de Jesus Santos; representantes do DCE-UFBA, Moisés Mendes, Bianca Paiva e Joan Ravir. Também acompanhou o processo, o PROIFES-Federação, ao qual o sindicato é filiado, representado pelo diretor de comunicação, Jailson Alves. 

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – SN) também estiveram na Apub ao longo dos dias de votação, acompanhando a Chapa 2, com  a presença de Maria Ceci Araujo Misoczky (UFRGS), 2ª Vice-Presidenta da Regional Rio Grande do Sul, e Lawrence Estivalet de Mello (UFBA), 1º Secretário da Regional Nordeste, presente ao longo da apuração. 

Votação online

“Foi um processo transparente e também duro, em que tivemos que reafirmar a posição da Comissão Eleitoral enquanto instituição e, também, porque ficamos envolvidos o tempo inteiro em situações de suspeição – em relação ao processo, em relação às pessoas”, avaliou Ana Lúcia, em menção à nota de uma das chapas que questionou, durante a campanha, a segurança do voto online. A votação foi realizada por meio da plataforma PanÁgora, mesmo sistema adotado em outras consultas aos docentes e em mais de 100 entidades sindicais e associações, incluindo o ANDES.

A plataforma possibilitou a votação por meio de celular, computador, além de uma urna fixa, disponibilizada na sede do Sindicato de 8h às 19h, nos dias 03 e 04, e até às 20h30, no dia 05. Do total de filiados, 89 se associaram no período de 26/11 e 02/12, até às 17h, e tiveram o direito ao voto assegurado, com votação em separado, por meio de preenchimento de formulário próprio no momento do voto. Nesses casos, os votos foram apurados separadamente, para que houvesse validação dos dados, mecanismo adotado para garantir a segurança do sistema de votação, que suspendeu a atualização de votantes no dia 25/12.

A votação em separado também contemplou os casos nos quais os votantes tiveram dificuldades para receber o token de validação. No total, foram 170 votos em separado, sendo 130 validados e 40 invalidados.