O PROIFES-Federação está representado pela presidenta do PROIFES-Sindicato,
professora Elenize Cristina Oliveira da Silva e contribui para a Conferência que visa promover a participação da sociedade na discussão e desenvolvimento de propostas que inovem e consolidem os diversos aspectos da equidade no setor educacional.
Para a professora Elenize, o encontro ressalta a necessidade de fortalecer o debate sobre gênero no âmbito da educação. “Essa questão não deve se limitar apenas ao Eixo II da CONAE, mas permear todos os demais eixos e ser discutido por toda a sociedade em busca de uma educação laica, de qualidade, não sexista, não homofóbica, não lesbofóbica e não racista”, afirma.
Entre os temas abordados estão: Experiências de debates sobre educação e gênero; recorte racial e educação não sexista; O Plano Nacional de Educação e o seu recorte de gênero; A inserção do debate de gênero nas políticas públicas de educação; A inserção do debate na educação superior. Na parte da tarde, os participantes se reúnem em Grupos de Trabalho e apresentarão propostas em plenário.
A iniciativa promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e União Brasileira de Mulheres (UBM), com apoio do Fórum Nacional de Educação (FNE) / Ministério da Educação, Secretaria de Mulheres do Distrito Federal (SPM/DF), Universidade de Brasília (UnB), Secretaria da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) é preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontece também em Brasília, nos dias 17 a 21 de fevereiro de 2014.
Confira aqui a programação completa.