APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

CRES+5 debate avanços e desafios da educação superior na América Latina e Caribe

Acabou hoje a CRES+5 – reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES 2018). O evento, promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces) teve início na quarta e contará com a participação de uma média de 2 mil pessoas para debater a educação superior.

A abertura contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, do Secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil e autoridades ligadas à educação superior da América Latina, do Caribe e de outros países, parlamentares e comunidade acadêmica. O PROIFES-Federação foi representado por uma delegação dos seus sindicatos federados – da Apub, estiveram presentes a presidenta Marta Lícia Teles e o Diretor de Comunicação e Cultura, Jailson Alves, que também é diretor do PROIFES.

Na quinta-feira (14), às 10h, o PROIFES conduziu o debate no simpósio do eixo 7, com o tema “Trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior”. A Diretora de Assuntos Sindicais, Ana Boff, conduziu o debate. Hoje, a Federação promoveu o painel com o tema: “Privatização da Educação no Brasil e na América Latina, Educação como direito X Educação como Commodity, acúmulos organizativos desde a CRES 2018”, tendo como painelistas os professores Dilvo Ristoff (UFSC), Yamile Socolovky (Universidad Nacional de La Plata/CONADU) e a Diretora de Seguridade Social do, Raquel Nery.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp