Prof. Joviniano Neto
A civilização é um processo no qual cada geração recebe o trabalho do passado, elabora e acrescenta sua contribuição. Se esta é uma verdade, ninguém a exemplifica melhor que os professores.
Recebemos o conhecimento de nossos mestres, o avaliamos, re-elaboramos, acrescentamos e transmitimos aos nossos alunos, alguns dos quais, aliás, se transformarão em nossos colegas professores.
Nesse processo, o reconhecimento social e uma aposentadoria digna são partes essenciais da carreira do professor. São estímulos para o ingresso na carreira e para o desenvolvimento do conhecimento, da ciência e da tecnologia na sociedade.
Essa verdade, muitas vezes, é negada por muitos, inclusive governantes que, com uma visão míope e individualista, como se acreditassem na eterna juventude, assumem uma cultura de descarte e consideram os aposentados como gasto a reduzir.
A Apub, através da sua diretoria e comissão de aposentados, dá prioridade a uma política de defesa dos direitos dos aposentados, da qual são parte a defesa em processos judiciais e o apoio ou promoção de sua participação em momentos de encontro e deliberações.
Saúdo os colegas aposentados, membros de pleno direito do sindicato. Os aposentados são parte da nossa história, do passado, do presente e do futuro, no qual os ativos se transformarão em um deles. SÃO PARTE DA NOSSA IDENTIDADE PARA SEMPRE.