À luz da conjuntura de violação dos direitos, ataques à autonomia universitária e do processo de desmonte do Estado, do serviço público e das políticas educacionais preteridas pelo governo Bolsonaro (PSL), a diretoria da Federação, reunida em Brasília nesta sexta, 28, discutiu estratégias de enfrentamento do PROIFES e sindicatos federados.
Após um dia de intensos debates, representantes dos sindicatos federados traçaram uma agenda de ações e aprovaram o apoio integral ao Dia Nacional de Mobilizações do próximo dia 12 de julho, chamado pelo fórum das Centrais Sindicais contra a nova proposta de Previdência.
“O foco principal foi a organização da luta em defesa da Educação, da Previdência Social, da Soberania, das pautas e das conquistas históricas dos trabalhadores”, enfatizou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão.
Na centralidade da discussão, as ações do PROIFES no início deste segundo semestre, “reafirmando nossa posição contrária à reforma da Previdência, às mudanças que estão sendo implementadas, sem nenhuma discussão, contra a educação, à nossa ideia de continuar junto às demais entidades dos servidores públicos e às Centrais para barrar esse processo de desmonte do Estado e do serviço público no Brasil”, pontuou a vice-presidente do ADURN-Sindicato e diretora de Comunicação do PROIFES, a professora Gilka Pimentel.
Confira o calendário de ações.
02/07
10h – Audiência pública da Comissão de Educação da Câmara. Tema: Cortes orçamentários no Ensino Superior.
Local: Anexo II plenário 10.
03/07
15h – Lançamento da Frente Parlamentar Mista de Ciências, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.
09 e 10/07
Agenda com deputados na Câmara para entrega de documento da federação sobre as emendas e destaques do substitutivo da reforma da previdência.
12/07
Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência nos Estados e municípios. Ato unificado das centrais e estudantes em Brasília durante o Congresso Nacional da UNE.
13 de agosto
Paralisação em defesa da educação pública e contra a destruição da aposentadoria.