APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

ELSA-Brasil inicia Onda 3 da pesquisa

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA-Brasil dá início ao agendamento de servidores/as da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que participam da pesquisa para a Onda 3 – terceira etapa de realização de exames e entrevistas nos Centros de Investigação (CIs) do estudo. A partir de 29 de março de 2017, os participantes serão contatados para agendamento da visita ao CI-Bahia para realização de entrevistas, com questões sobre hábitos alimentares, prática de atividade física, relação com o trabalho; e de exames, como eletrocardiograma, retinografia, bioimpedância e coleta de sangue e urina, além de novos procedimentos clínicos, que incluem a medida da força muscular de membros inferiores e avaliação de desempenho físico. A continuidade dos participantes no estudo e participação na Onda 3 é fundamental para a geração de conhecimentos inéditos sobre a saúde do adulto brasileiro.

Os/As participantes do ELSA começarão a ser contatados/as, segundo cronograma preparado de acordo com as etapas anteriores do estudo. Para agendar a nova visita ao CI Bahia (localizado na Av. Araújo Pinho, 513, Canela – Salvador), a equipe do ELSA-Brasil entrará em contato com os/as participantes através dos números de telefone fornecidos em contatos anteriores. Possíveis mudanças em dados como telefone, e-mail ou endereço podem ser comunicadas pelo telefone (71) 3283-7497.

ELSA-BRASIL

O ELSA-Brasil é um estudo de coorte multicêntrico que investiga a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes na população brasileira. A coorte ELSA é formada por 15.105 servidores/as efetivos/as, ativos/as e aposentados/as, de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa: Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), Universidade de São Paulo (USP), e as universidades federais do Espírito Santo (Ufes), Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Bahia (UFBA), única instituição representante do Nordeste. Os/As participantes ELSA são voluntários e ingressaram no estudo com idades entre 35 e 74 anos.

Na Bahia, o Centro de Investigação ELSA (CI – BA) está sediado no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA. Um total de 2.029 servidores/as da UFBA, entre docentes e funcionários/as, integram a coorte do estudo.

O ELSA-Brasil já realizou duas Ondas, etapas em que os participantes fazem exames e entrevistas nos Centros de Investigação, de 2008 a 2010 (Onda 1) e de 2012 a 2014 (Onda 2), além de acompanhar o estado de saúde dos/as participantes por meio de ligações telefônicas anuais.

Mais informações:

Centro de Investigação do ELSA-Brasil na Bahia

Av. Araújo Pinho, 513, Canela. CEP: 40110-150. Salvador – BA

Telefone: (71) 3283-7480

E-mail: com.elsa@gmail.com

Site: www.elsa.org.br

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp