A segunda Assembleia Geral realizada na tarde de ontem (22) – a primeira teve pauta exclusiva e elegeu seis delegadas da Apub para a 11ª Plenária da CUT-BA – pautou tanto o XIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que acontece em Porto Alegre entre 26 e 29 de julho, quanto a participação do sindicato nas lutas em defesa dos direitos diante da instabilidade da conjuntura.
Antes, no momento dos informes, a advogada Laís Pinto deu alguns esclarecimentos jurídicos a respeito, especialmente da ação dos 3,17%. O vídeo com a participação da advogada está disponível aqui (a partir dos 5 minutos).
No primeiro ponto de pauta, foi aberta a apresentação dos/as candidatos/as a delegados/as presentes. Eles/as falaram sobre sua relação e interesse com os temas do XIII Encontro e motivações para participar. Em 2017, os temas serão: Conjuntura Nacional e as perspectivas do Movimento Sindical; Os desafios do Movimento Docente; Campanha Salarial, Carreiras e Assuntos de Aposentadoria; Plano Nacional de Educação, CONAE 2018 e o financiamento da Educação; Os impactos das reformas do Estado na Educação Brasileira.
A professora Uilma Matos (Faced) externou sua preocupação com o desmonte de instâncias como o Fórum Nacional de Educação e CONAE; Andrea Hack (Letras) falou sobre o papel da universidade no diálogo e esclarecimento da população a respeito das Reformas propostas pelo governo Temer. Participante de outras edições do Encontro, Sílvia Leite (Faced) lembrou a importância da delegação da Bahia nas discussões dentro do PROIFES, da necessidade de pensar a Campanha Salarial dentro do contexto político e do trabalho fundamental em conseguir o maior número possível de votantes nas eleições, uma vez que é o número de participantes que determina a quantidade de delegados/as eleitos/as. A votação acontece entre os dias 05 e 15 de junho. Abaixo, a lista de candidatos/as:
- Andrea Hack (Letras)
- Ângela Cardoso (Psicologia)
- Antonio Lobo (Igeo)
- Cláudia Miranda (Faced)
- Elvira Côrtes (Medicina/Aposentada)
- Emanuel Lins Freire (Direito)
- Joviniano Neto (FFCH/Aposentado)
- Leopoldina Menezes (Matemática)
- Leila Cruz (IMS/Vitória da Conquista)
- Nildo Ribeiro (ICS)
- Ricardo Carvalho (Politécnica)
- Sílvia Leite (Faced)
- Sívia Ferreira (Enfermagem)
- Uilma Matos (Faced)
Em seguida, a plenária discutiu a conjuntura e a participação do sindicato na agenda das centrais. Foi destacada a instabilidade do momento e o fato de não existirem soluções fáceis para a crise política. Apesar disso, houve consenso a respeito da necessidade de estar nas ruas e participar dos atos; em nome da unidade, a Assembleia aprovou que a Apub irá, neste momento, se posicionar pelo “Fora Temer” e “Diretas Já”. As professoras Sandra Marinho (Faced), Marize Carvalho (Faced), a diretora Leopoldina Menezes e a presidenta Luciene Fernandes irão participar do Ocupa Brasília, no dia 24 de maio. A Apub também estará no ato de Salvador, no Campo Grande.