APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Em Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, Proifes reforça a luta pela aprovação da PEC 555

Com o objetivo de fortalecer a luta pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006 – que prevê o fim da contribuição previdenciária para aposentados, o PROIFES-Federação, participou do 17º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Instituto Mosap. O evento foi realizado nesta quarta-feira (25/10), em Brasília.

A programação reuniu representantes de quase 50 entidades de todo o Brasil, além de parlamentares engajados na causa. Estiveram presentes, representando o PROIFES, o vice-presidente, Wellington Duarte, o diretor tesoureiro, Flávio Silva juntamente com uma delegação de aposentados da ADUFG, ADUFRGS, APUB, SINDEDUTEC, APUFSC e ADAFA. Na Mesa do evento, a Federação foi representada pelo professor Vanderlei Carraro (ADUFRGS), que integra a diretoria do MOSAP.

A Apub foi representada pelos professores Joviniano Neto, pela titular do Conselho Fiscal Uilma Amazonas, e pelo Diretor Social e de Aposentados, Marcos D’Aguiar. O evento foi organizado pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), que reúne 64 entidades. “O Mosap elaborou uma proposta, que foi encampada pelo Deputado Cléber Verde, que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas. Tivemos a participação em plenária de mais seis deputados e a avaliação foi extremamente positiva”, avalia o Diretor da Apub, professor Marcos D’Aguiar.

Wellington Duarte, afirmou que “esse Encontro de Aposentados e Pensionistas revigora a luta desse segmento contra a injustiça da cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, que, para mim, não tem caráter de solidariedade, parecendo mais confisco”.

Para o professor aposentado da UFG, Fernando Pereira, a contribuição previdenciária por parte dos aposentados é sinônimo de injustiça. “Pagamos a vida inteira pelo direito da aposentadoria. Depois do direito conquistado, ainda temos que continuar pagando. Esperamos que a PEC seja aprovada”, declarou.

Durante o Encontro, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) distribuiu um estudo publicado recentemente denominado: “Análise de Seguridade Social 2022”. A pesquisa trás uma atualização do estudo permanente sobre seguridade social.

Finalizando o encontro, a decisão é de que a mobilização seguirá firme para que a PEC 555, agora recebendo pensamentos que a atualizaram, seja levada ao plenário e, enfim, seja votada.

Com informações do PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp