APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Encontro Nacional do PROIFES começa hoje (25) em São Luís

Tem início na noite de hoje (25) o XIV Encontro Nacional do PROIFES-Federação, na cidade de São Luís, Maranhão. O evento é o momento de discutir e deliberar sobre as políticas da Federação para o próximo período; dele, participam delegados e delegadas eleitos/as nas suas bases, representando sindicatos federados de várias partes do país, reunindo, segundo a organização, cerca de 150 pessoas. A Apub participa com uma delegação de 17 pessoas, entre 07 eleitos/as, diretoria e observadores/as (veja a lista completa abaixo)

Durante os três dias do Encontro, serão abordadas questões relacionadas a cinco temas principais: conjuntura nacional e as perspectivas dos movimentos sociais; os impactos das reformas do Estado na educação brasileira e os desafios do movimento docente; campanha salarial, carreiras e assuntos de aposentadoria; Plano Nacional de Educação e o financiamento da educação; e os Direitos Humanos e suas perspectivas no movimento sindical. Para o presidente do PROIFES, professor Nilton Brandão (SINDIEDUTEC), “o Encontro Nacional é um momento importante para o debate das grandes questões nacionais, ao mesmo tempo em que avaliamos as grandes lutas realizadas, as vitórias conseguidas, os problemas que continuam pendentes”.

A presidenta da Apub, professora Luciene Fernandes ressalta que o sindicato tem trabalhado para, a cada ano, levar mais docentes para o Encontro: “isso é bastante importante, pois mostra a força da Apub no Encontro do PROIFES, para poder levar nossas demandas, pautar e conduzir as políticas da Federação”. Ela destaca ainda a importância de promover o debate neste período difícil da conjuntura, que ameaça não apenas a carreira e o salário dos/as docentes, mas a própria Universidade pública e a ciência e tecnologia: “esse é um momento também para estarmos reunidos em defesa da universidade, com políticas que façam com que a gente possa conseguir fazer não só a resistência, mas avançar para que a universidade continue crescendo e que possa ser de fato pública gratuita, inclusiva para todos e todas”, afirma.

Como preparação para o Encontro, a Apub realizou um Ciclo de Debates nas três primeiras semanas de julho com os temas Financiamento da Educação, Ciência e Tecnologia, Perspectivas do Movimento Sindical Docente e Interseccionalidade e o Seminário de avaliação da Conape e CRES 2018.

O XIV Encontro Nacional do PROIFES terá cobertura em tempo real nas redes sociais da Federação e dos sindicatos. As notícias também poderão ser acompanhadas no hotsite do evento: www.encontronacionalproifes.com

Delegação da Apub

Luciene da Cruz Fernandes (Presidenta/Delegada da Diretoria/ICS)
Joviniano Soares de Carvalho Neto (Aposentado/Delegado Eleito)
João Augusto de Lima Rocha (Aposentado/Delegado Eleito)
Leopoldina Cachoeira Menezes (Diretora Financeira/Delegada Eleita/Matemática)
Manoel Marcos Freire D’aguiar Neto (Aposentado/Delegado Eleito)
Silvia Lucia Ferreira (Delegada Eleita/Enfermagem)
Marta Lícia Teles Brito De Jesus  (Delegada Eleita/Faced)
Emanuel Lins Freire Vasconcelos (Delegado Eleito/Direito)
Raquel Nery Lima Bezerra (Diretora Acadêmica/Faced)
Nildo Manoel da Silva Ribeiro (ICS)
Andréa Batista de Andrade Castelo Branco (IMS-UFBA/Vitória da Conquista)
Claudia Feio da Maia Lima (Centro de Ciências da Saúde-UFRB/Santo Antônio de Jesus)
Helyom Rogério Reis Viana da Silva Teles  (Instituto Federal Baiano/Serrinha)
Mírian Sumica Carneiro Reis (Diretora do campus dos Malês Unilab/São Francisco do Conde)
Andréa Beatriz Hack de Goes  (Letras)
Auristela Félix de Oliveira Teodoro  (Conselho Fiscal/Contábeis)
Rutildes Moreira da Fonseca (Coordenadora da Comissão de Aposentados Apub)

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp