Esclarecimentos da Diretoria da APUB Sindicato sobre a tentativa de convocação de Assembléia Geral da APUB pelo Comando Local de Greve
Foi decidido, na Assembleia Geral da APUB do dia 25/7/2012, que seria convocada outra Assembleia Geral para o dia 02/8/2012, no Auditórioo da Faculdade de Arquitetura da UFBA, com início previsto para às 14:30h.
A partir de 26/6/2012, durante a greve iniciada em 29/5/2012, as assembleias passaram a ser convocadas de comum acordo, entre a Diretoria da APUB e o CLG, para a discussão e deliberação exclusivamente sobre asuntos que dissessem respeito à condução da greve.
No entanto, após a Assembleia do dia 25/7/2012, em que o CLG chegou ao extremo de propor que a Mesa não incluíssse diretores da APUB, a Diretoria rompeu com ele, já que, de fato, passou a se constituir em um grupo que optou, publicamente, por seguir a orientação de uma entidade com a qual a APUB não tem qualquer vínculo formal, a saber, a Andes Sindicato Nacional. Mediante o lançamento de nota pública, a Diretoria expôs longamente aos asssociados, as razões para o rompimento com o comando.
Portanto, a partir de agora, investida nas atribuições dadas por seu Estatuto, é a Diretoria da APUB que vai convocar as Assembleias Gerais, a menos que seja utilizado o recurso estatutário que dá direito de 10% dos associados o fazerem, desde que a relação dos solicitantes seja entregue na secretaria da entidade, mais de 48 horas antes do momento previsto para o início da pretendida assembleia.
A Diretoria teve conhecimento, através de e-mail do CLG, difundido através da internet, na rede debates-l da UFBA, que ele estava convocando, publicamente, uma Assembleia Geral para o dia 02/8/2012, condicionada a que os associados preenchessem listas, colocadas à disposição dos receptores da lista, a fim de que fossem preenchidas.
A Diretoria da APUB que, a partir do rompimento com o CLG, não mais convocará Assembleia conjuntamente com ele, aguardou a chegada das listas, as quais iria conferir, ficando reunida durante toda a tarde do dia 31/7/2012, na sede da entidade, não constando que a relação dos 10% dos associados tivesse sido entregue à Secretaria da entidade.
Ouvido o Setor Jurídico da APUB, consideramos, portanto, que não haverá assembleia formal da APUB no Auditório da Faculdade de Arquitetura, no dia 02/08/ 2012, e sim uma possível reunião entre associados e não associados, à qual a Diretoria não comparecerá, nem asumirá qualquer responsabilidade sobre a decisões que porventura venha a tomar.
Salvador, 02 de agosto de 2012
Diretoria da APUB