Durante toda a tarde deste domingo (3), delegados e observadores, representando todos os sindicatos federados, debateram a expansão do ensino público federal e as atuais condições de trabalho. O X Encontro Nacional do PROIFES-Federação visa discutir os principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e dos institutos federais.
Para contextualizar a discussão foram apresentados quatro artigos sobre a temática: “Expansão dos Institutos Federais: uma discussão sobre quantidade e qualidade”, dos professores Diego Dutra Zontini/ SINDIEDUTEC – Sindicato e Laynara dos Reis Santos Zontin; “Expansão do Ensino Público Federal e Consolidação de Trabalho”, da professora Silvia Maria Leite de Almeida da APUB-Sindicato; “Controle e Produção Cientifica: Para onde Caminhamos?”, do professor Francisco Wellington Duarte – ADURN-Sindicato; e “Construir um novo modelo de fomento à pesquisa e à inovação”, de Remi Castioni (PROIFES-Sindicato). Todos estão no Caderno de Textos.
A partir desses materiais, e após a rodada de debate, os presentes fizeram as seguintes proposições:
– Discutir com o Ministério da Educação (MEC) estrutura mínima e prazos para expansão
– Sindicatos federados devem discutir com suas bases e levar as questões para reunião com o MEC
– Negociar a inclusão da pós-graduação no programa de expansão
– Negociar com o governo política de incentivo aos professores em difícil lotação
– Solicitar ao MEC relatório da expansão no Brasil por instituição federal de ensino
– Construir texto de avaliação do PROIFES-Federação sobre o programa Reuni, detalhando proposta a partir de documentos elaborados pelos sindicatos federados
– Negociar mudança de regime no estágio probatório
– Iniciar agenda com MEC/ CNPq/Capes para discutir a concessão de bolsas, grupos de pesquisa e comitês de pesquisa
– Solicitar ao MEC/ CNPq/Capes um relatório das pesquisas financiadas, resultados alcançados e impacto produzido
– Elaborar resolução do X Encontro Nacional revelando a preocupação do PROIFES-Federação com a produção científica e o sistema de avaliação
– Criar um GT de política científica
As indicações foram aprovadas pela maioria dos delegados, mas ainda serão apreciadas na reunião do Conselho Deliberativo da próxima terça-feira (5).
Por Proifes Federação