Fundação Perseu Abramo realiza ciclo sobre a Independência do Brasil na Bahia

Data

A Fundação Perseu Abramo realiza nos próximos meses o ciclo de debates “2 de Julho: 200 anos da luta de um povo”. O primeiro encontro acontecerá, com apoio da Apub, no dia 15 de junho, às 19h, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e contará com as presenças de Alessandro Fernandes de Santana, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz; Elen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo; Penildon da Silva Filho, vice-reitor da Universidade Federal da Bahia; e Sérgio Guerra Filho, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que irá ministrar uma aula pública sobre o tema do ciclo.

O segundo encontro será no dia 20 de junho, às 10h, que discutirá “Mídia, opinião pública e política: o papel da imprensa e das redes sociais na contemporaneidade”, também com apoio do sindicato. A mesa contará com Patrícia Valim, professora de História da Bahia/UFBA, Rodrigo Perez, professor de História da UFBA e analista político, e Valdei Araújo, presidente da Associação Nacional de História e professor de História da UFOP.

Neste ano de 2023, celebramos o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, comemorado em 02 de julho. A Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, em parceria e curadoria com professores das universidades públicas do estado da Bahia, promoverá um ciclo de debates em torno das comemorações sobre a efeméride do 02 de julho.

O evento pretende não só discutir o evento historiográfico em si, mas, sobretudo, objetiva tomar este marco político de resistência um ponto de partida para discussões que atravessam a história brasileira desde a independência e são caras ao debate político contemporâneo. As temáticas pensadas para cada mesa abordarão os desdobramentos, decorrências, experiências de políticas públicas e objetos que promovam uma reflexão de caráter propositivo sobre a história política brasileira sem perder de vista a dimensão historiográfica.

Haverá certificação para os participantes presenciais.

Confira abaixo a programação:

15 de junho
19h | Abertura
– Elen Coutinho – Fundação Perseu Abramo
– Penildon da Silva Filho – Universidade Federal da Bahia
19h30 | Aula Pública: 200 anos de luta de um povo
– Sérgio Guerra Filho – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Local: Auditório do Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa – PAF I – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Salvador/BA
Assista no canal do Sindicado dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB) no YouTube

20 de junho
10h | Mídia, opinião pública e política: o papel da imprensa e das redes sociais na contemporaneidade
 Patrícia Valim é professora de História da Bahia/UFBA e coordenadora da série “MÁTRIA BRASIL” publicada semanalmente na Folha de São Paulo.
– Rodrigo Perez é doutor em história social pela UFRJ, professor do departamento de história da UFBA e analista político.
– Valdei Araújo é presidente da Associação Nacional de História – Anpuh e Professor de História da UFOP. Autor de diversos artigos e livros sobre história do Brasil.
Local: Auditório do Pavilhão Raul Seixas, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FFCH-UFBA. Estrada de São Lázaro, 197

Temas dos próximos painéis:

– Movimentos sociais, resistência e questão fundiária no Brasil
– A educação como um direito: avanços, limites e perspectivas da Lei de Cotas e obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira
– Processos de independência: resistência e sublevaçòes regionais no Brasil
– Participação política, gênero e lutas de resistência na construção da nação