As inscrições ainda estão abertas (AQUI) para o II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos: Gênero, raça/etnicidade e sexualidades do PROIFES-Federação, que será realizado na próxima quinta-feira, 20, em São Carlos (SP). Com o tema Universidade, Direitos Humanos e Conjuntura Nacional, o evento contará com uma dezena de palestrantes e será realizado na sede do ADUFSCar-Sindicato.
Para Nildo Ribeiro (APUB-Sindicato), coordenador do GT, é “essencial debater direitos humanos, universidade e a situação política e social na conjuntura atual, ainda mais em período pré-eleitoral, porque são temas transversais. Por isso, é muito importante que analisemos quais candidatos abordam os direitos humanos nos seus planos e aqueles que já trabalharam nesse sentido. No Encontro, junto com os debates, construiremos um documento que sirva de reflexão nesse momento de eleições. Importante reconhecer o protagonismo do PROIFES-Federação na construção desse evento antes das eleições para que seu alcance seja o mais efetivo possível. Essa é uma verdadeira preocupação com a Universidade e com a sociedade” afirmou .
No II Encontro, também será lançada a campanha “Quebre o Silêncio – Basta de violência contra as mulheres”, cujo objetivo é sensibilizar as mulheres vítimas de violência a quebrarem o silêncio e denunciarem as agressões e agressores, que também acontecem nas Universidades e no ambiente escolar.
“O PROIFES-Federação determinou, a partir da criação do GT Direitos Humanos, trabalhar e problematizar questões que afetam diretamente as populações excluídas e marginalizadas na sociedade e nas Universidades e Instituições Federais de Ensino. Neste sentido, esta campanha lançada no II Encontro será nacional, e o PROIFES estimula e apoia seus sindicatos federados a aderirem e colaboram com a campanha, com vídeos de depoimentos e ações em suas bases”, afirmou Luciene Fernandes (APUB), vice-presidenta do PROIFES-Federação e participante do GT Direitos Humanos.
Veja abaixo a Programação Completa: