A Praça da Piedade recebeu as centrais sindicais na manhã de hoje (terça, 18), para o ato “Dia Nacional de Mobilização Menos Juros, Mais Empregos”. A APUB se juntou à CUT, CSB, CTB, Força Sindical, UGT, NTST e a diversos sindicatos e movimentos sociais para exigir a redução da taxa Selic, juros oficiais do país definidos pelo Banco Central. Representando a APUB, estiveram presentes o diretor de comunicação e cultura, Marco Cerami, e a diretora financeira, Auristela Felix.
O ato propôs diálogo com a população que trabalha e passava pelo local. “Juros baixos aumentam a possibilidade de emprego de qualidade, porque o mercado se aquece e aumenta a possibilidade de investimento. Juros altos só favorecem a economia rentista, a economia improdutiva, a economia que deixa o dinheiro no banco e não deixa a economia girar”, pontuou Marco Cerami.
Após a abertura do ato, o microfone foi aberto para falas das representações dos sindicatos e movimentos sociais presentes. “Esse ato hoje é pra reafirmar o nosso compromisso com a classe trabalhadora e para dizer que não vamos aceitar o boicote que o Banco Central, ao colocar os juros nas alturas, tenta impor à política do presidente Lula que é colocar comida na mesa do povo”, pontuou Leninha Valente, presidenta da CUT Bahia. Os atos organizados pelas centrais sindicais ocorreram em diversas capitais do país, mobilizando milhares de trabalhadores.




