APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Lançamento: “Apub na Ditadura Militar”, de Joviniano Neto

Acontece na próxima terça (19/3), às 18h30, na sede da Apub, o lançamento do mais recente livro do professor Joviniano Neto, “Apub na Ditadura Militar (a experiência da gestão 1983-1985)”, período em que o autor era dirigente da entidade. O livro é uma importante contribuição para a história do movimento sindical docente baiano que revela, a partir das reflexões do professor Joviniano Neto apoiadas nos arquivos da Apub, a trajetória de quem esteve e se mantém no trabalho cotidiano da política sindical.

O conteúdo do livro está organizado em duas partes: na primeira, o leitor encontrará a a reflexão acerca da experiência concreta de Joviniano Neto à frente do Sindicato no período recortado, desde sua candidatura, passando pelos desafios da gestão, as pautas da luta sindical e a participação da Apub no primeiro debate para reitor.  

A segunda parte da obra apresenta o contexto em que tais fatos se deram, tais como a Ditadura Militar, o fim do bipartidarismo e a preparação para as eleições de 1982, bem como a greve dos petroleiros e a tentativa de greve geral – sem perder de vista o que ocorria na Bahia do carlismo. Desde aquela época, a Apub já marcava sua presença em articulações e manifestações pela defesa de direitos e pela democracia.

Autora do prefácio do livro, a presidenta da Apub, professora Marta Lícia, avalia que a obra trata-se de um registro animador. “Este livro é um presente para todos aqueles e aquelas que dedicaram e dedicam suas vidas ao fortalecimento da Democracia, da Universidade Pública e da organização política da categoria docente”, declara. 

O professor Joviniano Soares de Carvalho Neto é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e professor aposentado de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia. Na Apub, foi presidente por três vezes, diretor por cinco vezes e, sempre, um militante dedicado.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp