APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Metade dos infectados com Covid-19 poderá ter sequelas prolongadas

Metade dos infectados com Covid-19 poderá ter sequelas prolongadas
Metade dos infectados com Covid-19 poderá ter sequelas prolongadas

😷 Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada no periódico JAMA indica que mais da metade dos 236 milhões de infectados com Covid-19 no mundo apresentarão sequelas da doença num período de até seis meses.

O estudo demonstra a irresponsabilidade da estratégia de difusão voluntária do vírus empreendida pelo governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia e por outros agentes extremistas, que não só causou centenas de milhares de mortes evitáveis aqui no Brasil, como também expôs inúmeros sobreviventes a sequelas ainda pouco conhecidas.

🔪 E a situação deve piorar com os cortes de verba em políticas públicas, como nos recursos do SUS.

🏥 Os pesquisadores preveem um aumento de hospitalizações e consultas por problemas psiquiátricos como depressão, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático, além de quadros já observados em muitos sobreviventes, como problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares, digestivos e na pele.

🤝 Proteger o SUS e a saúde pública é essencial para proteger a vida, assim como investir na ciência para que nosso país consiga desenvolver formas mais eficazes para reduzir os impactos da crise sanitária!

#EssenciaÉAVida

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp