Como parte de sua programação do Novembro Negro, a Apub Sindicato prestará homenagem ao professor e jornalista Muniz Sodré. A Apub entregará ao intelectual a comenda Ubiratan Castro, como reconhecimento pela sua contribuição à cultura. A atividade está agendada para o dia *14 de novembro, quinta, 9h*, na *Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia*.
A honraria será entregue pelas mãos da presidenta em exercício da Apub, professora Clarissa Paradis (UNILAB), e do Diretor Acadêmico da Apub, professor Ponciano de Carvalho (UFBA). *O homenageado, Muniz Sodré, virá para a cerimônia, onde fará uma palestra*.
A cerimônia contará com a presença do vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, prof. Penildon Silva, representando a Universidade, bem como de representantes de coletivos e organizações do movimento negro. Contará também com apresentações musicais. A atividade é gratuita e aberta ao público.
Os Homenageados:
O sociólogo, jornalista, tradutor, professor universitário (UFRJ) e obá de Xangô Muniz Sodré recebe a segunda edição da Comenda Ubiratan Castro. Nascido em São Gonçalo dos Campos (BA), é pesquisador da comunicação e do jornalismo com vasta obra publicada, foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional (2009 a 2011). É ainda membro da Academia de Letras da Bahia e Doutor Honoris Causa pela UFBA.
O nome da comenda é uma homenagem ao historiador Ubiratan Castro, um dos fundadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). Foi também diretor da Fundação Pedro Calmon e presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador. Foi também imortal da Academia Baiana de Letras, ocupando a cadeira 33 – a mesma que depois foi assumida por Muniz Sodré.