A Diretoria da Apub Sindicato vem à público manifestar-se fortemente contrária à assinatura do PROIFES-FEDERAÇÃO do Termo de Acordo com o MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) marcada para segunda-feira, dia 27 de maio de 2024. Seguimos o que foi decidido em assembleias da APUB SINDICATO, na UNILAB no dia 17 de maio e na UFOB e UFBA no dia 24 de maio de 2024, que, por maioria dos/as presentes, votou-se pela rejeição da assinatura do acordo pelo PROIFES-FEDERAÇÃO.
Ainda que a Diretoria da Apub Sindicato tenha defendido a assinatura do acordo e a assembleia do IFBA o aprovado no dia 23 de maio – em razão da necessidade de garantir, por meio da negociação, reajustes salariais que reponham as perdas acumuladas do período – acatamos a vontade expressa nas assembleias de docentes da UFBA, UFOB e UNILAB, sendo, portanto, defendida por nós.
Apontamos a necessidade de continuar a luta para a conquista da equiparação com o piso do magistério básico, garantindo assim melhores índices de reajuste, com aumento anual. Mantemo-nos permanentemente em defesa dos/as professores/as, da universidade pública e de melhores condições de trabalho.