APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de apoio ao Movimento Sem Terra da Bahia

A APUB Sindicato expressa seu apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em sua mobilização para o assentamento de 650 famílias no Extremo Sul baiano, e se solidariza com o MST na exigência do cumprimento do acordo firmado entre o movimento, o governo e a empresa Suzano papel e celulose.

Em 2011, foi firmado acordo da empresa Suzano Papel e Celulose S/A com o MST, com a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para assentar 650 famílias sem terra. O acordo foi consequência do fato dessas e tantas outras famílias presentes na região do Extremo Sul da Bahia estarem sofrendo com avanço do monocultivo de eucalipto, que lucrou, no segundo semestre de 2022, R$ 5,44 bilhões, segundo o Coletivo de Comunicação do MST Bahia; e a venda de celulose e papel ultrapassou as marcas de produção de 2,8 e 311 milhões de toneladas, respectivamente. Nenhum desses ganhos retorna para região ou traz benefícios diretos e indiretos para a população, bem como não retorna como reparação pelo dano ambiental provocado pela monocultura do eucalipto, conhecido como “deserto verde”.

O MST tem sido vítima de uma cobertura parcial de meios jornalísticos tradicionais, que privam a sociedade de informações verídicas sobre a pauta do movimento e os fatores que incidem sobre os conflitos agrários em nosso país. Apoiamos o MST em sua luta pela vida digna dos/as trabalhadores/as rurais e suas famílias, o empenho de garantir uma produção de alimentos livres de agrotóxicos para o povo, através de práticas agroecológicas que visam preservar o meio ambiente e incentivar o consumo de alimentos orgânicos.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp