APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de pesar pelo falecimento da professora Fabíola Greve

Com profundo pesar, a Apub manifesta suas condolências aos familiares, amigos e à comunidade universitária da UFBA pelo falecimento da professora Fabíola Greve, diretora do Instituto de Computação, aos 57 anos.

Fabíola Gonçalves Pereira Greve era docente da Universidade desde 1992, professora doutora titular desde 2018 e filiada à Apub. Amiga querida, excelente cientista, desbravadora em uma área de conhecimento dominada por homens e militante comprometida com a defesa e construção diária de uma Universidade pública de qualidade. A criação do IC/UFBA, em 2021, do qual se tornou a primeira diretora, é creditada também pela sua atuação e liderança contundente, ainda no Departamento de Ciência da Computação atrelado ao Instituto de Matemática e Estatística.

Foi conselheira da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e membro da Sociedade Brasileira de Computação, fundou o Grupo de Algoritmos e Computação Distribuída (Gaudì). Segundo informações da própria UFBA, Fabíola era referência nacional na área de blockchain, mecanismo de banco de dados que permite trocas de informação com alto grau de confiabilidade e segurança.

A professora foi também assessora de Tecnologia da Informação na gestão do reitor João Carlos Salles (2014-2022) e consultora da gestão do reitor Paulo Miguez. Teve papel fundamental na implementação de novos sistemas de gestão acadêmica e administrativa da UFBA; na digitalização de processos; na concepção do UFBA Card e na viabilização do projeto UFBA em Movimento durante a pandemia.

A cerimônia de despedida da professora Fabíola acontecerá na tarde de segunda (18/12), na capela 1 do crematório do Cemitério Jardim da Saudade (Brotas), às 17h. O velório terá início às 14h.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp