É com imenso pesar que a Apub Sindicato recebeu a notícia do falecimento do pensador e professor titular de Teoria Política na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Nelson Coutinho.
Nascido em Itabuna, Bahia, Carlos Nelson formou-se em filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dedicou-se à crítica cultural e à reflexão sobre a política. Sua reflexão teórica esteve sempre articulada à militância política, seja no Partido Comunista Brasileiro (PCB), no Partido dos Trabalhadores (PT) e no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Tornou-se reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro Georg Lukács e do filósofo italiano Antonio Gramsci, tendo sido o responsável pela coordenação e edição da obra de Gramsci no Brasil. Como autor, publicou livros fundamentais para o estudo da teoria política e da cultura no país, tais como Cultura e Sociedade no Brasil; Ensaios sobre ideias e formas; Gramsci, um Estudo sobre seu Pensamento Político; Marxismo e Política: A dualidade de poderes e outros ensaios e A Democracia como Valor Universal, dentre outros.
A Apub considera que o falecimento de Carlos Nelson Coutinho é uma enorme perda para a reflexão acerca da política e da cultura no Brasil.