Nota de repúdio à homenagem ao Pastor Silas Malafaia pela Assembleia Legislativa da Bahia

A Apub Sindicato vem a público expressar seu veemente repúdio à decisão da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) de conceder a Comenda Dois de Julho ao pastor Silas Malafaia. A referida comenda, que carrega o nome de uma das datas mais importantes para a história da Bahia e do Brasil, simboliza a luta pela independência, liberdade e pluralidade.

O pastor Malafaia, no entanto, é amplamente conhecido por seus discursos que promovem a intolerância e a discriminação, especialmente contra grupos historicamente marginalizados, como a população LGBTQIA+ e movimentos sociais que lutam por igualdade de direitos. Sua postura de ataque às conquistas democráticas e aos direitos humanos é incompatível com os princípios que a Comenda Dois de Julho deve honrar e preservar.

A Apub Sindicato reafirma seu compromisso com a defesa da educação pública, laica, gratuita e inclusiva, assim como com a luta por uma sociedade mais justa, democrática e plural. Consideramos inaceitável que uma figura como Silas Malafaia, cuja trajetória pública está associada à disseminação do ódio e do preconceito, seja condecorada com uma das mais altas honrarias do estado da Bahia. O Dois de Julho pertence ao povo baiano e sua memória deve ser preservada em consonância com os valores da liberdade, igualdade e respeito à diversidade.

Seguiremos vigilantes e atuantes na defesa dos princípios democráticos e dos direitos humanos, denunciando qualquer ação que desrespeite esses valores.