Nota pública da Apub Sindicato

A Apub Sindicato realizou, no último dia 25, diversas atividades no Dia Nacional de Mobilização, assim como todas as outras entidades sindicais filiadas ao Proifes Federação. Neste dia, além de uma intensa divulgação, através de rádio, carro de som, faixas e cartazes, foram feitas visitas às unidades da UFBA, IFBA e UFRB, na capital e no interior. Nos dias 24 e 25, o Sindicato se reuniu com docentes do IFBA e do ICADS-UFBA, em Barreiras, e promoveu encontro político com os docentes de ambas as instituições.

O Dia Nacional de Mobilização foi aprovado após um amplo debate pelo Conselho de Representantes do Proifes Federação, entendendo que não cabe paralisação no momento, uma vez que há uma negociação em curso com o governo federal, através dos ministérios do Planejamento e da Educação, para a construção de um novo Plano de Carreira para o Magistério Superior e o Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), com reuniões já agendadas para maio. Do mesmo modo, tramita na Câmara de Deputados o PL 2203/2011 que incorpora as gratificações e reajusta o salário em 4%, a vigorar retroativamente a partir de março de 2012.

Assim, a diretoria da Apub ratifica que, nas suas instâncias deliberativas, não foi aprovada qualquer paralisação ou indicativo de greve e que a mobilização deve ser mantida e estimulada, para que o governo dê celeridade e respostas imediatas ao acordo de 2011, bem como à negociação da reestruturação da carreira, também iniciada no ano passado.

A Apub Sindicato chama atenção das professoras e professores para a ação de um pequeno grupo de oposição à diretoria, que de forma irresponsável, usa de modo indevido a marca da nossa entidade representativa, com o intuito deliberado de confundir e trazer transtornos à vida acadêmica.

Reafirmamos o nosso respeito aos docentes e, com responsabilidade e compromisso, defendemos o diálogo e a negociação, como forma de garantir os nossos direitos. Coerentes com a história de nosso movimento, estamos mobilizados para, coletivamente, avaliar as formas de luta mais adequadas a cada momento.

APUB SINDICATO: UM NOVO MOVIMENTO DOCENTE

JUNTOS(AS) SOMOS MAIS FORTES