No dia 30 de Novembro iremos lançar a nossa DUDU ITAN: A BLACKPÉDIA UFBA, que terá como domicilio o Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira. A blackpédia é o produto da junção de dois projetos financiados pela PROAE, por meio do Programa Permanecer intitulados “Negros e negras professores nas profissões imperiais: um estudo das trajetórias da elite intelectual na UFBA” e “Inserção e trajetória das mulheres negras no ensino superior da UFBA: discriminação e resistência” de autoria das Professoras Elisabete Aparecida Pinto e Angela Ernestina Cardoso de Brito, integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas Gênero, Raça/Etnia e Geração – NEPGREG, ambas do Colegiado do Curso de Serviço Social do Instituto de Psicologia.
Na realidade a BLACKPÉDIA UFBA se configura na possibilidade de um mapeamento qualitativo dos professores negros e negras da UFBA enquanto uma ação afirmativa valorativa que pontuará as lacunas quantitativas da presença negra e, por outro lado, elucidará a qualidade desse conjunto escasso marcado pela motivação e brilhantismo.
A metodologia que estamos utilizando é a de solicitar aos próprios professores que possam preencher as consignas descritas em ficha anexa, bem como, que nos enviem fotos, links de vídeos, livros em pdf, entre outras informações necessárias à composição de sua trajetoria profissional.
Caso o professor necessite de apoio para o preenchimento poderá entrar em contato por e-mail blackpediaufba@gmail.com que um dos pesquisadores prestará auxilio. Esse processo é continuo, todavia, solicitamos que os professores nos enviem, neste primeiro momento, até o dia 15 de novembro as informações solicitadas para irmos inserindo os dados no site.