APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Professor Mário Theodoro lança livro sobre desigualdade, racismo e branquitude

Na tarde de hoje, 01 de novembro, aconteceu o lançamento do livro “A sociedade desigual: racismo e branquitude na formação do Brasil” do economista Mário Theodoro, doutor em Ciências Econômicas e atualmente professor visitante no Programa de Direitos Humanos e Cidadania da UNB. Participaram da mesa a professora Edilza Sotero, doutora em Sociologia e docente da Faculdade de Educação da UFBA, e o professor Hélio Santos, doutor em Administração e atualmente docente da Fundação Visconde de Cairu (Salvador) no mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.

A Apub, apoiadora da atividade, esteve representada pela presidenta Marta Lícia Teles, que fez uma fala de abertura, ressaltando a importância de estar presente nesse debate, aprendendo para somar na construção de um movimento sindical docente que compreenda a questão racial como estruturante de classe no país e atue, cada vez mais, para incidir politicamente sobre isso.

Os debatedores discorreram sobre questões que perpassam o livro, abordando o diferencial do trabalho, que tem como base uma ampla pesquisa no campo da Economia, demonstrando a relação intrínseca entre racismo e desigualdade no país, esta sendo “violenta, autoritária, elitista e medíocre”, nas palavras do autor. A obra também traz contribuições sobre e para o ativismo negro.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp