No dia 01 de agosto, foi publicado, no Diário Oficial da União, decreto com a nomeação da professora doutora Georgina Gonçalves dos Santos como reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o quadriênio 2023-2027.
Georgina, primeira mulher eleita para o cargo na UFRB, foi escolhida pela comunidade universitária e seu nome ratificado como o primeiro na lista tríplice do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRB, em reunião ocorrida em 18 maio de 2023. Esta é a segunda vez que a professora é eleita, porém, anteriormente, em 2019, não foi nomeada pelo governo anterior, em total desrespeito à autonomia e à democracia universitária.
À época, a comunidade da UFRB esteve mobilizada por meses, assim como a Apub também participou e outras organizações para pressionar pela nomeação da reitora eleita em março de 2019. Somente em agosto, o então governo fez a nomeação, mas escolheu o terceiro nome da lista tríplice, o professor Fábio Josué, que comandou a instituição no quadriênio 2019-2023. Ele ocupará agora o cargo de vice-reitor neste mandato.
A Apub Sindicato saúda e parabeniza a professora pela nomeação, que é uma conquista também de toda comunidade universitária que a elegeu e para todas as IFES. “Foi reparada a autonomia da Universidade!”, afirmou o professor Geraldo Sampaio, membro do Conselho de Representantes da Apub pela UFRB.
Sobre Georgina Gonçalves
Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutora em Sciences de l’Éducation – Université de Paris VIII (2006). Professora Associada da UFRB desde 2009, dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), entre 2011 e 2015, foi vice-reitora da UFRB de 2015 a 2019 e reitora eleita da UFRB em 2019.