O Conselho Deliberativo (CD) ampliado do Proifes Federação deliberou em 14 de Junho de 2012:
1) Considera que o objetivo de reabertura de negociação com o governo está alcançado, a partir da reunião do dia 12, tendo sido anunciando pelo governo um prazo de 20 dias para conclusão das negociações;
2) Mantém sem alterações, a Pauta do PROIFES-Federação apresentada ao governo.
3) Orienta os sindicatos federados no sentido de que respeitem os resultados dos plebiscitos realizados, sobre indicativo de greve, tendo alguns sindicatos federados deliberado pela greve e outros contrariamente à deflagração de greve neste momento.
4) Considera que o aceite por parte do governo de equiparação das carreiras do MS e EBTT com a carreira de C&T, tanto no piso quanto no teto, ainda não foi atendido, com apenas uma referência salarial a essa carreira, mantendo-se o PROIFES-Federação aberto às negociações.
5) Convocar Reunião do CD ampliado para o dia 20/06 e se necessário 21/06, em Brasília/DF, a fim de avaliar o Mesa de Negociação do dia 19/06.
6) Elaborar um quadro descritivo de entidades do PROIFES e instituições envolvidas, e respectivos campi, contendo a descrição da situação de greve nos sindicatos federados.
7) Criar o Comitê Nacional de Apoio e Mobilização (CNAM) do PROIFES-Federação em Brasília/DF, a ser instalado no dia 18/06, com o objetivo de manter 2 pessoas do CD em sistema de rodízio e mais representantes de sindicatos federados.
Por Mécia Menescal – Proifes Federação