APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Proifes Federação discute participação na Conae 2014

Nos dias 23 e 24 últimos, o Proifes realizou mais uma reunião preparatória para a Conae 2014, em Brasília. No primeiro dia, foram feitos sobre as conferências estaduais para a escolha de delegados e para o encaminhamento de posições à Conferência Nacional da Educação, em um total de 28.

Foi feita a avaliação de que o esquema por demais rígido, montado a partir das propostas de referência encaminhadas pela Comissão Nacional da Conae 2014, para a realização das etapas estaduais, acabou por acarretar em um desorganização generalizada. Apesar disso, abre-se a perspectiva de aperfeiçoamento da educação pública brasileira, a partir da grande mobilização promovida em torno da Conae 2014.

Os docentes chamaram atenção para o fato de que a Conae 2014 será realizada após a aprovação do Plano Nacional de Educação, sem que se tenha discutido os desdobramentos relativos à aplicação do Plano. Mesmo assim, aprovou-se que o Proifes deve se envolver ativamente no processo de organização da Conae 2014 e no trabalho dos fóruns nacional e estaduais de Educação, reforçando a atuação qualitativa de seus representantes e aliados, para contribuir com fundamentação de qualidade, para o processo de discussão visando às transformações exigidas pela  realidade educacional brasileira, com vista a superar os atrasos e os  desequilíbrios, sejam eles  regionais ou sociais,  que reclamam por urgente intervenção. A bandeira dos 10% do PIB para a Educação deve ser, dentre todas,  a  principal a ser reforçada pela Conae 2014.

O Proifes indicou seis conferencistas, já aprovados pela organização da Conae 2014, para os colóquios a serem realizados, e terá sob sua responsabilidade uma Mesa de Discussão.  Haverá também um stand do Proifes, no qual serão disponibilizadas material sobre os seguintes temas: Financiamento da educação pública brasileira, Funpresp, Autonomia universitária, Anísio Teixeira e o processo de implantação do 1º PNE, em 1963, EBTT e a atuação do Proifes para sua valorização.

Foi ainda aprovada proposta de manifesto em defesa da Educação, a ser sugerido para ser subscrito pelas entidades nacionais com que possamos nos articular, para resumir e facilitar a luta política em torno dos pontos prioritários definidos na Conae 2014, a fim de facilitar o encaminhamento das resoluções aprovadas à Imprensa, ao Executivo e ao Legislativo.

Nova reunião está marcada para os dias 28 e 29/01/14, para articulação entre Proifes, CNTE e Campanha. Nos dias 7 e 8 de fevereiro, os delegados eleitos para a Conae 2014 se encontram em Curitiba (PR).

A Apub Sindicato esteve representada pelos professores João Augusto Rocha e Sílvia Leite.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp