APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação se mobiliza em todo o país contra a Reforma da Previdência

O PROIFES-Federação tem realizando ações, palestras e debates sobre os efeitos deletérios da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6 de 2019, mais conhecida como Reforma da Previdência, desde o início de 2019, antes mesmo da proposta ser apresentada pelo governo Bolsonaro em fevereiro. O presidente e diretores do PROIFES estiveram ao longo deste início de ano em diferentes regiões do país debatendo, avaliando e disseminando informações sobre as consequências nocivas aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, em especial aos servidores públicos e professoras do ensino básico, caso a PEC seja aprovada com o texto proposto.

O presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato) esteve em Recife (PE) na última quarta-feira, 15, participando do Seminário Reforma da Previdência, promovido pela ADUFEPE. Cerca de 100 pessoas participaram do evento que recebeu representações nacionais e locais num debate que evidenciou com dados e propostas, o quanto a reforma é prejudicial para trabalhadores e trabalhadoras de todo o país.

Em sua fala, Nilton Brandão fez um histórico das perdas e prejuízos para os servidores aposentados ao longo do tempo e os impactos da reforma. “O governo economizará 250 bilhões de rais às custas dos professores”, denunciou Brandão, acrescentando que “o grande problema dessa reforma começa pela desconstitucionalização da Previdência Social”.

Nesta terça-feira, 19, o diretor de assuntos jurídicos do PROIFES, Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindical) participará de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para denunciar os efeitos devastadores da PEC em todos os níveis da Educação pública brasileira, especialmente para o ensino superior e seus docentes.  Na quarta-feira, dirigentes do PROIFES e de seus sindicatos federados participam do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, também na Câmara dos Deputados.

Rolim também esteve no Ceará no último dia 27 participando do Ciclo de Debates ADUFC: Reforma da Previdência, no qual destacou que a possibilidade de mudança, por lei complementar, nas regras de aposentadoria “é a mais dura mudança já proposta por qualquer governo e, na prática retira a Previdência Social da Constituição de 1988 e leva a uma fragilidade enorme do atual sistema de aposentadorias e pensões, que será um sistema em extinção”. A palestra de Rolim foi transmitida pelo Facebook do ADUFC e pode ser vista aqui e apresentação feita por Rolim pode ser acessada aqui.

Rolim participa ainda, no próximo dia 21, do III Seminário de Integração dos Servidores da Regional Jataí (GO), para falar sobre a reforma em evento promovido pelo ADUFG-Sindicato. No dia 27 é a vez de Brandão participar, em Porto Alegre (RS), do Seminário: a experiência do modelo previdenciário chileno e a proposta da reforma da Previdência brasileira, promovido pela ADUFRGS-Sindical.

Além destes seminários e palestras, os sindicatos federados ao PROIFES também realizam mobilizações em suas bases, e participaram com atos regionais do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, no próximo dia 22, sexta-feira. Acompanhe estas e outras ações do PROIFES em defesa da aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros nas redes sociais da Federação e de seus sindicatos federados.

Fonte: PROIFES-Federação com informações Ascom ADUFEPE

Fotos: Hygor Silva/ADUFEPE

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp