APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES se reúne com Secretária de Educação Superior do MEC e inicia discussão de sua pauta

Na tarde desta quinta-feira (29) o PROIFES-Federação se reuniu com a Secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho. O encontro é um desdobramento da reunião realizada com o ministro da educação, Camilo Santana, na última quarta-feira (28).

Na oportunidade, o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão, deu continuidade à apresentação da pauta da entidade, com foco na discussão da reestruturação da carreira dos docentes das Universidades e Institutos Federais, nas perdas salariais e e necessidade de reajuste de benefícios. Brandão reforçou também a importância da instalação da mesa setorial para o tratamento específico dessas questões junto a outros setores do governo, a fim de que essas demandas salariais e da carreira incidam sobre o orçamento de 2024.

Na reunião também se discutiu a necessidade de mudanças em normas infralegais, que no entendimento do PROIFES, precisam ser avaliadas com urgência. Dentre os pontos de destaque estão: O cumprimento do acordo 19/2015; o decreto 10.620/21, a portaria 983/2020 que trata da regulamentação da carga horária docente EBTT e a autonomia universitária.

Como encaminhamento, a secretária Denise Carvalho, se comprometeu a criar um grupo de trabalho com o objetivo de debater a portaria 983/2020 e seus desdobramentos. Além disso, será criado um plano de trabalho para o tratamento progressivo dos itens da pauta.

Nilton Brandão e os demais membros da diretoria presentes avaliaram a reunião proveitosa, sobretudo pelo avanço na discussão das pautas dentro do MEC, avanço necessário para a articulação com os demais ministérios. A próxima reunião com a Secretaria de educação superior já está agendada para o início do mês de agosto.

Participaram do encontro o vice-presidente do PROIFES, Wellington Duarte, o diretor tesoureiro, Flávio Silva, a diretora de seguridade social, Raquel Nery, a diretora de assuntos sindicais, Socorro Coelho, o diretor de ciência e tecnologia, Ênio Pontes e o presidente do ADURN Sindicato e membro do Conselho Deliberativo, Oswaldo Negrão.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp