Representantes da APUB e do PROIFES participam de reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público

Comitiva defendeu a recomposição orçamentária das IFES e outras pautas de interesse da categoria

Na tarde da última terça-feira (18), representantes  PROIFES-Federação e sindicatos federados, incluindo a APUB, estiveram presentes na reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. O evento, realizado na Câmara dos Deputados, reuniu entidades e parlamentares para discutir temas fundamentais para os servidores públicos brasileiros como a defesa do regime jurídico único, o atual cenário político no Congresso Nacional e a tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

O diretor tesoureiro do PROIFES, Jairo Bolter, representou a Federação no encontro e destacou a importância da articulação das entidades sindicais dentro do Congresso para enfrentar os desafios do país. O professor Jairo chamou a atenção dos presentes para a luta pela recomposição do orçamento das universidades e Institutos federais,  juntamente com a pressão pela aprovação da LOA e a garantia do cumprimento do acordo salarial firmado com o Governo em maio de 2024.

Bolter criticou o uso do orçamento como instrumento de barganha política e alertou para os impactos do desmonte das instituições de ensino superior, que enfrentam sucessivos cortes desde 2014. Segundo ele, apesar dos esforços dos reitores para manter as universidades funcionando, a ciência e a educação de qualidade têm sido prejudicadas. “A educação e a ciência são investimentos estratégicos para o país, e precisamos convencer o parlamento disso. Precisamos avançar, e para isso contamos com o apoio de todos”, afirmou Bolter.

Além de Jairo Bolter, também participaram das mobilizações o diretor de comunicação da APUB, Marco Cerami (UFBA/MATEMÁTICA), e os professores Eduardo Rolim (ADUFRGS) e Gilka Pimentel (ADURN).Nesta quarta-feira (19/02), a comitiva do PROIFES e sindicatos federados conversou com os congressistas sobre as principais pautas de interesse da categoria nesse início de 2025. Os professores foram recebidos pelo senador Rogério Carvalho em audiência.