A Apub Sindicato tem participado de diversas atividades como parte da celebração do Dia do servidor e da servidora pública, 28 de outubro. Uma delas, a “Semana do Servidor Público da UFBA”, iniciativa conjunta da ASSUFBA Sindicato, da Apub, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) e do SMURB, teve como abertura a mesa “Saúde e Trabalho na UFBA”. Representando a categoria docente, a diretora administrativa da Apub, Bárbara Coelho, participou do evento, em conjunto com a coordenadora de Sindical da Assufba, Ione dos Santos, o Reitor da UFBA, Paulo Miguez e o Pró-reitor de Desenvolvimento de Pessoas, Jeilson Barreto Andrade.
“Como servidoras e servidores nos vemos, muitas vezes, tendo que atender demandas ao mesmo tempo como se fossemos onipresentes, e isso, consequentemente, impacta a nossa saúde mental. Eu sei que a Universidade tem procurado equacionar essa situação da melhor maneira possível, dentro das condições que tem, mas é um problema que não temos como esconder”, ressaltou Bárbara, após saudar a iniciativa da mesa de discutir o assunto.
A diretora administrativa aproveitou a ocasião para comemorar a recente vitória tida pelo Sindicato, a respeito da antiga luta para revisar e atualizar as progressões e promoções acumuladas dos professores e professoras da UFBA. “Agora os docentes não estão mais atrelados a aqueles prazos curtos que impactavam na mudança do seu interstício. Pode parecer algo pequeno, porém tira um peso da/o docente com relação a isso que é um direito adquirido, sendo uma conquista muito importante para a categoria”, explica Barbara.
A Apub se manteve próxima dos processos dos/as docentes e suas dificuldades, além de promover diálogos com a PRODEP, a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), e a Reitoria da UFBA, chamando atenção da importância de rever a situação dessas progressões e promoções, supervisionando o andamento da portaria. Saiba mais sobre essa vitória aqui.