Simpósio promovido na última quarta-feira (11/12) pelo Observatório do Conhecimento trouxe o tema do “O Modelo de Financiamento das Universidades Federais Brasileiras” para o centro dos debates. O evento reuniu especialistas, representantes de instituições de ensino e parlamentares para discutir alternativas que promovam a sustentabilidade financeira das universidades, assegurando sua qualidade, gratuidade e liberdade acadêmica. A Apub Sindicato participou do evento, representado pelo professor Daniel Peres (FFCH/UFBA).
Também participaram do Simpósio o presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte; o diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior, Geci Silva; o diretor de Comunicação do Proifes e da Apub, Jailson Alves; o diretor de Aposentadoria, José Jackson e o integrante do Conselho Deliberativo, Darlio Teixeira. A mesa teve mediação de Mayra Goulart, presidenta da ADUFRJ.
Durante sua participação, Wellington Duarte destacou pontos importantes sobre a economia brasileira, ressaltando que, no Brasil, o orçamento é uma luta de classes e que a economia se estrutura no tripé macroeconômico. Ele reforçou ainda a atuação da Federação em debates sobre o financiamento da educação, especialmente no Fórum Nacional de Educação e na elaboração do Plano Nacional de Educação. O dirigente do PROIFES-Federação também alertou para a forma como a sociedade enxerga as universidades, muitas vezes influenciada por discursos da extrema direita.
Wellington enfatizou a necessidade de uma mobilização conjunta em prol de um orçamento digno para as universidades. “Temos que levar essa discussão ao grande público, usando como exemplo a escala 6×1, que alcançou todos os níveis da sociedade. Não há como enfrentar esse desafio sem uma ampla união de forças que desenvolvam estratégias de convencimento no parlamento”, afirmou.
Fonte: PROIFES-Federação