Sindicato realiza passagem na UNILAB e discute implantação da Casa da APUB em São Francisco do Conde

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Na tarde de ontem (11), a diretoria da APUB e o advogado Pedro Ferreira da assessoria jurídica do sindicato estiveram reunidos com docentes do campus dos Malês da UNILAB, em São Francisco do Conde. Como primeiro ponto de pauta do encontro, mais um do ciclo de passagens “APUB na Escuta”, as professoras e professores apresentaram um projeto que reivindica a Casa da APUB na cidade, contendo um levantamento das necessidades, prospecções de uso e orçamento necessário para manutenção do equipamento. A elaboração do documento por uma comissão foi aprovada em Assembleia que discutiu o tema, no dia 23 de março.

A proposta aprovada é de que a Casa seja um espaço para organização e encontro da categoria, assim como uma base de apoio do sindicato na cidade, ressaltando-se o grande percentual de filiadas/os da UNILAB. Além disso, contribuirá efetivamente com a melhoria das condições de trabalho das professoras e professores, considerando a falta de estrutura do campus diante da falta de interesse político em desenvolver o projeto UNILAB na Bahia e do estrangulamento orçamentário do campus fora de sede e das universidades públicas de modo geral.

Após os encaminhamentos referentes ao aluguel da Casa, os/as presentes discutiram questões relativas ao concurso para Docente de Libras para os cursos de licenciatura do campus. A discussão foi ampliada para contemplar também a necessidade de outros concursos, principalmente para contratação de servidores técnicos-administrativos, já que as poucas vagas dispostas aos Malês provocam sobrecarga de trabalho para os TAE’s e para docentes, além de desvio de funções para poder cumprirem as demandas institucionais. Desse ponto, encaminhou-se pautar a questão administrativamente, mais uma vez, e concomitantemente, o sindicato irá protocolar audiência com o Reitor da UNILAB para reivindicar um organograma, concursos e orçamento para os Malês.

Ainda, ao final, a assessoria jurídica esclareceu e orientou o grupo sobre questões relativas às progressões e promoções funcionais.