Tire suas dúvidas e proteja-se dos golpes

Informação é a principal medida de proteção contra as tentativas de golpes! Por isso, a APUB vem investindo em medidas educativas para proteger filiadas e filiados . Confira abaixo as principais dúvidas e proteja-se!

  1. Recebi no whastapp uma mensagem enviada por uma pessoa que se identificou como sendo da APUB, pedindo pagamento para dar continuidade a um processo. De que se trata?

Trata-se de uma tentativa de fraude, já conhecida como “Golpe do Falso Advogado”. Estelionatários se aproveitam da ansiedade dos clientes para resolver os casos. Os criminosos se passam por advogados, usando dados e nomes reais, para solicitar pagamentos indevidos. O Departamento Jurídico da APUB não cobra nenhum valor prévio para liberar qualquer indenização.

  1. A mensagem é assinada por um diretor da APUB, ela não é verdadeira?

Nenhuma das mensagens solicitando pagamentos para encaminhar processos, mesmo que assinadas por diretores, profissionais ou advogados que prestam serviço para a APUB, é verdadeira. Os golpistas identificam esses nomes no website ou instagram da APUB e usam essas informações para aplicar golpes.

  1. Os golpistas usaram dados sensíveis para falar comigo – como eles tiveram acesso a esses dados?

Isso acontece porque, por princípio, os processos são públicos (sendo o segredo de justiça uma exceção). Basta ter o nome da potencial vítima para fazer a pesquisa nas bases da Justiça e os movimentos e despachos/decisões podem ser acessados por qualquer pessoa. Não podemos descartar também a possibilidade de que tais quadrilhas contem com advogados, que podem ter acesso integral aos sistemas da Justiça.

  1. Pode ter acontecido um vazamento dos dados dos filiados a partir do escritório de advocacia que atende o Sindicato?

Nada exclui essa possibilidade e o próprio escritório vem alertando seus clientes a respeito porém (i) o fato que esse tipo de golpes acontece em todo o Brasil e (ii) o fato de que apenas com o nome da pessoa, sem permissões particulares, é possível encontrar dados na rede, indicam claramente que qualquer um pode acessar esses dados e produzir mensagens como as que foram enviadas pelos golpistas.

  1. Pode ter acontecido um vazamento de dados dos filiados a partir da APUB?

Os dados dos filiados não ficam armazenados na APUB, mas sim no sistema Sindicalizi, da empresa Moobitech, que atende outros Sindicatos no Brasil e opera conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa fez uma vistoria em seu sistema e não identificou nenhum vazamento.

  1. O que a APUB está fazendo para lidar com as tentativas de golpe?

Desde o ano passado, a APUB vem informando suas filiadas e filiados, por meio de seus canais de comunicação, sobre os perigos desse tipo de golpe. O departamento jurídico foi acionado para que fosse registrado Boletim de Ocorrência que resguarde os direitos dos professores que tiveram o nome usado indevidamente. Foi solicitado, ainda, à Polícia Federal que proceda investigação para tentar identificar e determinar os responsáveis pelas tentativas de fraudes. Também foi solicitada audiência com a Delegacia de Crimes Cibernéticos para que as tentativas de estelionato e de crime virtual sejam investigadas.

  1. O que devo fazer caso eu seja contatado por um golpista?

Interrompa imediatamente o contato. Não passe nenhuma informação e nem faça nenhum pagamento. Ligue para a APUB no telefone 71 99353-0053 e comunique o ocorrido. Também é importante registrar um boletim de ocorrência, para ajudar a Polícia a mapear os crimes. 

  1. Caí em um golpe – o que devo fazer?

Registre imediatamente um boletim de ocorrência. Se tiver feito pagamento via PIX, tente a restituição dos valores por meio do Mecanismo Especial de Devolução de Valores (MED) do Banco Central. Veja mais sobre no link.