A APUB reafirma o compromisso de construir a luta em defesa da Educação Pública, respeitando a autonomia e a capacidade de organização dos professores nos seus territórios. O tema foi debatido durante a live que realizada ontem (16/05), durante a qual os docentes puderam tirar suas dúvidas sobre a Assembleia da Carta Sindical. A reprise está disponível na íntegra no canal da APUB no YouTube.
“Todo respeito aos colegas organizados em seus territórios. A gente precisa declarar formalmente: colegas, nós estamos fazendo a luta juntos, estamos construindo um movimento docente. Uma carta sindical no território baiano só nos fortalece, ela não nos enfraquece”, afirmou a presidenta da APUB, Raquel Nery. A live contou ainda com a participação do advogado Ricardo Serra e a mediação da vice-presidenta da APUB, Barbara Coelho.
Integrante da assessoria jurídica da APUB, o advogado Ricardo Serra explicou que, no entendimento do Judiciário, não há conflito entre a obtenção da carta sindical pela APUB e a existência de outras entidades. “O reconhecimento no Judiciário vem nesse sentido de reconhecer que quanto mais específica maior é a representatividade, porque mais próxima a entidade está da sua base. Então, esse é um princípio que vem sendo aplicado para dirimir esse tipo de situação onde há cartas sindicais com bases às vezes conflitantes ou bases que se confundem. […] Então, quem representa, efetivamente, é o mais específico”, explicou.
A Assembleia será realizada no dia 22 de maio, às 14h, no auditório da Faculdade de Direito da UFBA. Participe desse momento histórico, de fortalecimento da pluralidade, da democracia e do movimento docente na Bahia!